Praticar o autocuidado é dar o melhor para si e para o outro
21 de dezembro de 2021
Praticar o autocuidado é dar o melhor para si e para o outro

Tempo de leitura:5 min

O autocuidado é assunto cada vez mais frequente nos dias atuais. No entanto, mais do que falar sobre ele, é necessário compreender as questões que o envolvem, deixar de lado qualquer analogia ao egoísmo e começar a praticá-lo.

Então, se em algum momento você já se pegou pensando que priorizar uma rotina de autocuidado está relacionado a um comportamento egoísta, isso foi um equívoco. Quer dizer, para lidar bem com questões do trabalho, da casa, e ainda manter uma boa relação de carinho, respeito e intimidade com seu companheiro ou companheira, antes, é preciso estar bem com você mesmo e isso depende do autocuidado.

Cuidar de si, envolve colocar em prática um conjunto de hábitos e atitudes que buscam conservar e promover o equilíbrio emocional, físico e mental para uma vida mais positiva e saudável. Como processo contínuo, o autocuidado é uma prática que também ajuda no exercício da autopercepção. Ele é essencial na compreensão de nossos sentimentos e desejos.

Que tal começar a praticar hoje?

Para cuidar das suas emoções, lembre-se de que primeiro é preciso aceitá-las. Expresse seu amor, paixão e desejo por quem quer que seja. Liberte os seus sentimentos. Busque conversar sobre o que está sentindo. Dê atenção ao que seu corpo diz através das emoções e procure respeitá-las. Além disso, tenha coragem para se afastar de pessoas que não transmitem boas energias e priorize estar rodeada por quem desperta as suas melhores versões.

Para cuidar do físico comece pelo básico: manter uma boa alimentação e praticar exercícios são fundamentais. Mas uma outra questão super importante, que por vezes acaba sendo negligenciada, é o cuidado com a sexualidade. Já parou para pensar que quando o assunto é cuidar do corpo, os primeiros pensamentos estão relacionados a aparência ? É claro que pensar assim não é errado. No entanto, o conceito de autocuidado é bem mais amplo e existe para atender mais do que questões visuais. Ele também deve contemplar nossas sensações.

O corpo físico é um campo sensorial que nos possibilita descobrir diferentes tipos de prazer. Dar atenção à sexualidade, quer dizer valorizar e estimular essa capacidade sensorial, revelando as formas que o corpo possui de, por si só, oportunizar sensações intensas. Nesse sentido, o autoamor é uma ótima ferramenta de autoconhecimento e praticá-lo também significa praticar o autocuidado.

Então, permita-se tomar um banho longo, ouvir a música que gosta, experimentar e explorar os sentidos da visão, olfato, tato, paladar e audição. Sinta seu corpo, observe-se, perceba e compreenda seus desejos. Priorize a relação de cuidado, intimidade, e até mesmo erotismo consigo mesmo. Isso fará com que você se reconheça, dê o melhor para si e também para seu parceiro na hora de cuidar da sexualidade do casal.

Quer mais motivos para cuidar da sua sexualidade? Lá vai: além de ser essencial à saúde humana, trabalhar a sexualidade traz benefícios como a redução de estresse e a melhora da autoestima. Sua saúde mental agradece!

E falando em saúde mental, esse é um outro tipo de autocuidado extremamente importante. Para cuidar da mente, uma dica é espairecer. Em um mundo em que todos vivemos uma corrida contra o relógio, sair da rotina vale ouro. Aposte em momentos de lazer. Você pode sair para viajar com a família, para um jantar a dois ou quem sabe organizar uma noite especial e romântica com o seu amor? Gestos simples assim podem ser a mudança que você precisa para reequilibrar a mente e se desligar dos problemas do dia a dia.

 

Não deixe a vida cair na monotonia. Busque promover e desfrutar cada minuto de novas experiências. Surpreenda quem você ama, colecione momentos marcantes com a sua pessoa especial, seja ela seu companheiro, companheira ou você mesmo.